É difícil encontrar alguém que não goste de cachorros e não queira ter um. Mas, antes de se jogar nessa nova aventura, é importante saber algumas dicas e curiosidades sobre a chegada de um peludo em sua casa.

Os cães possuem o instinto nômade, por isso, existe um certo tempo para que ele se adapte em algum lugar permanentemente. Separamos três dos principais problemas da chegada de um filhote para que você já saiba lidar bem com a situação:

  • Latir muito quando deixado sozinho

Esse é um sinal claro de insegurança e ansiedade. Seu cachorrinho se ajustará a viver em sua casa, mas dê-lhe algum tempo. Tente dar brinquedos quando estiver ausente e comece fazendo pequenos passeios. Aumente o tempo de separação gradativamente para 10 minutos, 20 minutos, 30 minutos. Sempre voltando com poucos estímulos de alegria para demonstrar que essa é uma situação comum e tranquila. Alguns cães têm um problema maior com ansiedade de separação e você pode querer conversar com seu veterinário ou consultar um treinador.

  • Vômitos e diarreias

Isso pode acontecer pela mudança na dieta ou por alguns outros motivos. Primeiro, você quer descartar a exposição a qualquer toxina. Certifique-se de que você está ciente dos alimentos humanos que são tóxicos para os cães e que sua casa é segura para cães ou filhotes para que seu cachorro não consiga alcançar produtos de limpeza, produtos químicos ou plantas que possam ser tóxicos para um cachorro.

Descubra o que o seu cão está acostumado a comer, tente alimentar seu cachorro com o mesmo alimento e, gradualmente, mude para a ração de sua escolha. Se o vômito ou diarréia for grave ou não desaparecer rapidamente, consulte um veterinário.

  • Choro e reclamação durante a noite

Todos os filhotes passam por esse período de ajustes, principalmente quando ficam sozinhos. Se o seu cão dorme em um local separado, deixe a caminha o mais confortável possível para que ele se sinta seguro durante a noite. Mas, faça seu novo cachorro se sentir em casa, deixando-o dormir no seu quarto com você para que você possa se colocar lado a lado e seu cachorro pode ouvi-lo respirar e se mover. Pelo menos, nesse tempo de adaptação, depois direcione-o para o local definitivo.

Também é importante certificar-se de que o seu novo filhote tenha bastante exercício todos os dias para que ele ou ela esteja cansado no final do dia e pronto para a cama. Não vai durar para sempre, basta um pouco de tempo para o seu filhote se adaptar à sua nova casa.

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!