Jogue a primeira pedra quem nunca quis adotar um filhotinho dentro de casa. No entanto, existem alguns cuidados que podem facilitar a chegada do cão, além de proporcionar um ambiente mais aconchegante para ele.

Abaixo estão algumas dicas de como começar:

  • Pegue o filhote apenas a partir dos dois meses de vida

É recomendado por especialistas que o filhote seja entregue para o futuro dono a partir dos primeiros 60 dias, pois o cão precisa de tempo para o desenvolvimento físico e psicológico depois de desmamar. Essa atitude será de grande ajuda na hora de educar o seu novo companheiro, então se um criador quiser dar o filhote antes desse tempo estipulado, saiba que algo pode estar errado!

  • Pegue o filhote sempre durante o dia

Agora começa a maior aventura do novo cãozinho até agora, pois ele estará saindo da companhia de seus irmãos e mãe para um ambiente completamente novo. Para melhorar a situação de chegada, opte por buscar o filhote durante a manhã para passar o dia brincando com ele e mostrando os ambientes da casa e onde ele irá dormir e fazer as necessidades. Assim, as chances do filhote estar cansado a noite é maior, aumentando as chances de um sono tranquilo, para acordar no dia seguinte e brincar com o seu novo companheiro!

  • Delimite um local inicial

Acredite, leva tempo para um filhote ficar completamente confortável com o novo ambiente, por isso, o seu cão pode começar a querer explorar cada cantinho da sua casa sem saber voltar para o lugar dele, principalmente quando precisar fazer as necessidades.

Para resolver isso, basta escolher um local para o pequeno e deixar com que ele fique confortável para dormir e fazer suas necessidades ali nas primeiras semanas. Depois, faça o mesmo com outras partes da casa, sempre lembrando de fazê-lo durante o dia. Agora, quando você estiver em casa, solte o seu bichinho para ele continuar a exploração, mas sempre com supervisão!

  • Deixa ele chorar

Por mais que seja duro ver o seu filhotinho chorando, é preciso resistir ao chamado. Essa é provavelmente a primeira vez que o animal estará sozinho e mesmo que ele tente chamar sua atenção com o choro, é preciso deixar ele chorar até cansar. Assim, ele saberá que você não vai ceder toda vez que ele chorar por atenção. Essa pode ser a parte mais chata e difícil da chegada do seu filhote, por isso, peça desculpas aos vizinhos e tape os ouvidos!

  • Fale “não”

Quando o filhote começar a se sentir em casa, saiba que ele vai explorar cada parte que puder até que alguém o impeça. Por isso, é importante uma postura firme e um “não” para evitar situações como mordidas no canto do sofá, nos seus sapatos, no controle remoto e todas aquelas coisinhas chatas que acabam fugindo do controle caso o dono não saiba como lidar.

Não é preciso gritar, bater ou ser muito agressivo, apenas um “não” bem falado e com uma postura firme é o suficiente para ele aprender. E lembre-se, sempre o corrija no ato, pois brigar por uma meia comida quando o filhote não está fazendo nada, não terá efeito nenhum.

 

Baixe o App da Cão Ativo Club para mais informações sobre o mundo dos nosso amigos de quatro patas! Disponível App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!