Se o seu cão é propenso a infecções no ouvido ou parece ter muita cera, você pode estar se perguntando se você pode usar água oxigenada para limpar os ouvidos do seu cão. Será que é uma boa maneira?

Muitos veterinários dizem que sim, mas aconselham fazer isso sob supervisão médica. Ou seja, se você suspeita que seu cão tenha algum tipo de infecção no ouvido, não limpe com peróxido de hidrogênio. A menos que seja consultado por um veterinário, pois pode acabar piorando.

Caso seja algo rotineiro, sem suspeitas de alguma infecção, você pode limpar usando uma parte de água e outra de água oxigenada e uma bolinha de algodão. Nunca use um cotonete ou um objeto pontiagudo, pois isso pode machucar. A água oxigenada irá matar bactérias que podem causar infecções, o que pode ajudar o seu cão a não sentir dores.

Outros veterinários não apoiam a idéia. A razão pela qual os especialistas desconfiam do uso de água oxigenada é por causa de como ela funciona. O peróxido de hidrogênio quando entra na orelha, borbulha. Esse é o peróxido de hidrogênio funcionando, matando todas as bactérias na orelha do seu cão, boas ou ruins. Com as bolhas, essa molécula extra de oxigênio é liberada, deixando você com água. A água em um lugar quente e úmido é perfeito para que todas as bactérias resistentes não só possam sobreviver, mas prosperar. Isso pode levar a uma infecção auditiva mais severa, que pode levar à danos e, em casos graves, perda auditiva.

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!