É normal às vezes misturarmos alguns alimentos diferentes com a ração dos nossos peludos. Isso acontece por acharmos que eles estão enjoados da ração rotineira ou por que sobrou alguma comida no almoço.

No entanto, misturar alguns alimentos que requerem um processo digestivo específico, pode acabar prejudicando o sistema digestivo do seu peludo. Em alguns casos, isso pode até levar à morte.

Sua intenção pode ser a melhor ao misturar ingredientes diferentes, mas é preciso tomar cuidado. Uma coisa é oferecer a ração como base da alimentação e às vezes juntar com um pedaço de carne ou de legume para o cão; outra coisa é dar ao seu peludo a ração sempre misturada a diversos alimentos.

O problema aparece quando o limite de 30 gramas diários de qualquer outro alimento é ultrapassado. A ração já é feita com o equilíbrio nutricional necessário para o seu peludo, portanto desequilibrar essa rotina pode trazer algumas consequências. O perigo de misturar alimentos está no fato de eles terem processos digestivos distintos. Quando a ração é misturada aos alimentos naturais, nenhum dos dois terá a sua digestão normal, o que causará transtornos em todo o processo, que poderão se manifestar através de vômitos, diarreias, gases, cólicas e mal-estar.

Se você sentir que o seu cãozinho não está se sentindo muito bem após alguma refeição, corra para o seu veterinário de confiança!

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!