Por mais que banho seja atrelado à limpeza, fazer isso com frequência pode ser prejudicial para o seu cão. O certo é dar banho uma vez por mês durante o inverno e a cada quinze dias no verão, respeitando o comprimento da pelagem do seu animal, uma vez que cães peludos demandam banhos mais frequentes.

No entanto, não é só a questão de periodicidade que afeta a qualidade do banho do seu pet. Por isso, separamos em três etapas para ajudar você nessa tarefa.

  • Escovar:

Essa primeira parte é essencial para remover os pelos soltos e assim ter uma eficácia maior na hora de limpar o pelo com o shampoo. Não tenha pressa e comece pela cabeça em direção à cauda. As escovadas devem ser firmes e bem suaves para não machucar a pele.

  • Limpeza:

Primeiramente, escolha o tipo de shampoo adequado para a idade e pelagem do seu animal. Nos pet shops e veterinários pessoas especializadas poderão te ajudar. Depois, com calma molhe o animal e massageie com o shampoo em todas os lugares, tomando cuidado para não molhar as orelhas e olhos. Por fim, enxague todo o corpo muito bem.

  • Secar:

Para finalizar, tire todo o excesso de água com um pano e seque completamente com a ajuda de toalhas absorventes e até um secador de cabelo. Deixar o pelo do seu cão molhado pode causar uma gripe e até fungos.

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!