Vocês se lembram do São Bernardo do filme Beethoven? Talvez seu cão não babe tanto como ele, mas ainda é um problema? Existe a baba normal e saudável que ajuda o seu cão a comer e digerir. E existe a baba no modo cachoeira. Seu cão estar babando muito ou hipersalivando, pode ser um sinal de doença.

Aqui estão algumas causas e tratamentos sugeridos:

Raças: Bloodhounds, Newfoundlands, Mastiffs e São Bernardos são raças com lábios superiores soltos, fazendo com que eles babem mais do que outros. Mantenha uma toalha de mão por perto. Mas essas raças específicas, são conhecidas por babarem bastante, então não se preocupe!

Doença bucal e cárie dentária: o acúmulo de tártaro pode ficar esfregando o interior do lábio do seu peludo, causando a salivação. Para verificar, puxe o lábio para trás. Seus dentes parecem com concreto? Eles estão marrons? Suas gengivas estão vermelhas, inchadas ou sangrando? Em caso afirmativo, experimente uma limpeza profissional e uma escovação diária. Seu veterinário pode verificar gengivite e úlceras na boca.

Enjoo por movimento e ansiedade: Se a única vez que seu cão entra no carro é para ir ao veterinário para vacinas, é claro que ele ficará nervoso ou nauseado.

A boca aberta que respira de modo forte e constante, é um sinal de ansiedade e pode fazer com que seu cachorro babe. Para deixá-lo mais confortável, tente colocá-lo em uma coleira ou cinto de segurança canino no banco de trás.

As pílulas de gengibre, vendidas em lojas de alimentos saudáveis, são outra solução. Fale com seu veterinário sobre outros remédios. Se o incômodo persistir, seu peludo provavelmente precisará de medicação prescrita para encontrar alívio.

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!