Kosmo despediu-se do dono em cena comovente

 

O velório do músico Kid Vinil, recentemente falecido em São Paulo, trouxe uma cena comovente. O Golden Retriever do líder da banda Magazine, Kosmo, de 12 anos, foi levado para próximo do caixão durante o velório e comoveu quem gosta de cachorro.

Mas suscitou uma dúvida: cachorros, afinal, ficam de luto ou o sentem? Foi acertado levar o cão para a despedida? Daí que consultamos nosso especialista em comportamento canino Fernando Baiardi e fomos saber dele como um cachorro idoso fica após a morte de seu tutor.

Fernando Baiardi esclarece:

“Os cães sentem qualquer mudança na matilha, em seu grupo, seja morte, ausência ou até mesmo quando um novo membro entra no grupo. Isso muitas vezes exige um reposicionamento dos membros com relação à hierarquia de grupo.

Essas identificações, em boa parte, se dão pelo faro. Quando o Kosmo fareja seu dono morto, provavelmente terá percebido que o mesmo está sem vida e que não haverá retorno. Sua rotina será alterada e irá se reorganizar com os outros membros de alguma forma. Mudanças acontecerão. Porém, cada animal a seu tempo irá superar as perdas e irão se adaptar a uma nova rotina.

Quer saber mais sobre saúde e comportamento canino? Fique conosco. E siga curtindo, comentando e compartilhando nossos conteúdos.

Compartilhe!