É normal quando damos uma bronca os nossos peludos ficarem com aquele olhar de culpa, como se ele tivesse percebido o erro cometido. Mas, na realidade, ele não está sentindo toda aquela culpa representada na carinha de choro.

Estudos mostraram que um cão que está com a “cara de culpa” fica em posição insegura, com as orelhas abaixadas e o olhar baixo. Mas, essa resposta pode vir de uma associação negativa ao ver o tutor sendo firme e corrigindo-o, não necessariamente porque ele teve culpa no incidente.

A verdade é que ele está reagindo à resposta que você deu após a atitude dele. Como já falamos por aqui, todo o comportamento canino gira em torno de estímulos, respostas e instinto. Se o seu peludo fez algo que você não gostou e em retorno você reagiu negativamente, o cão irá entender isso.

 

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!