Quem nunca chamou o seu pet ou falou alguma coisa para ele e recebeu uma inclinada na cabeça como resposta? Até parece que ele está tentando decifrar o que falamos, não é?

Por mais fofo que seja, a verdadeira razão pela qual os cães inclinam a cabeça quando falamos com eles, é o instinto de sobrevivência. Os cães utilizam seus ouvidos para avaliar a situação que está acontecendo ao seu redor.

As orelhas dos cães agem de forma semelhante a uma antena, se movendo em direção ao som para captar melhor a informação. Além disso, ele irá diferenciar se aquele som é familiar ou não e irá agir de acordo, identificando se foi uma ameaça ou não.

Os cães também usam seu senso de audição para ler as emoções humanas e avaliar o seu tom de voz, a fim de perceber se aquilo foi um estímulo positivo ou negativo. Quando uma voz é alta e repreensiva, o cão primeiro inclina a cabeça para avaliar, então rapidamente se abaixa com um olhar de culpa em seu rosto e tenta se afastar.

Isso acontece porque eles sentem que você está descontente com eles. Por outro lado, com um tom de voz suave é mais provável que o cão se sinta mais calmo. Então, da próxima vez que seu cão inclinar a cabeça quando você fala alguma coisa, ele não está tentando parecer fofo, e sim ouvir você!

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!