A primeira coisa que geralmente vêm à cabeça quando pensamos em castração é o fato de que o animal não tem mais a possibilidade de ter filhotes. Ainda mais quando pensamos na questão natural, uma vez que uma fêmea no cio por não conseguir engravidar sempre, acaba ficando frustrada, assim como o macho.

No entanto, poucos sabem que castrar oferece alguns benefícios de saúde e comportamento para os cães.

Quando um macho é castrado ainda filhote, ele não adquiri o hábito de marcar território com o xixi, o que não é necessariamente um benefício, mas pode ajudar a educá-lo melhor. O mesmo vale para um macho adulto que ainda apresenta problemas de comportamento e urina pela casa.

Ainda especificamente para machos, a chance do seu cão desenvolver tumores nos testículos e câncer de próstata diminui. Já com as fêmeas, com a castração a chance do câncer de mama (neoplastia) aparecer também diminui quando comparada com fêmeas que não foram castradas.

A saúde com certeza é importante, mas não é o único fator que a castração interfere. O comportamento canino também é afetado, deixando seu cão mais calmo em passeios, uma vez que um macho não irá atrás de fêmeas e nem sentirá vontade de marcar território.

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!