Dificilmente donos de cães vão aguentar ficar com apenas um cachorro em casa. Quando o amor pelos animais é grande, a chance de você sempre querer aumentar a família é incontrolável.

No entanto, mesmo os cães sendo animais de grupo, é imprevisível saber a reação do seu primeiro filho peludo com a chegada do novo integrante. Será que os cães sentem ciúmes?

Primeiramente precisamos falar um pouco sobre o comportamento de instinto dos cães. Quando o primeiro cão recebe o novo filhote, ele passa a fazer parte de uma matilha canina, fora a humana.

Por isso, como os cães possuem uma hierarquia é normal que o cão mais velho queira investigar o novo membro e saber como se posicionar, cabe a nós administrarmos esse momento, corrigindo se preciso, com nossa postura.

Muitas vezes pode parecer cruel o seu cãozinho novo levar rosnadas e latidos, mas, é preciso tolerar. Essa é a linguagem canina de que os cães precisam se respeitar e é natural o novo cão sofrer as “imposições”, uma vez que o cão adulto trata a sua casa como território dele.

Para que os seus peludos vivam harmonicamente, separamos algumas dicas que podem ajudar na convivência. Mas, enfatizando o instinto canino, por serem animais de matilha é provável que tudo acabe se ajeitando.

  • Apresentação

A melhor coisa que um dono pode fazer nessa situação é apresentar os novos “irmãos” em um local neutro. Ou seja, leve o seu filho mais velho para conhecer o irmãozinho antes de você levá-lo para casa e depois traga os dois juntos. Assim, eles não serão apresentados em um ambiente de competição e defesa de território.

  • Associação

Para que o filho adulto comece a associar o cheiro do novo cão como algo bom, coloque uma roupinha ou pano em que o peludo novo deita embaixo do pote de comida do peludo adulto. Assim, ele vai associar o cheiro como uma experiência boa.

  • Brinque!

O seu cão adulto precisa de atenção, mesmo que o seu novo cão seja o centro das atenções. Então, brinque com o adulto quando o filhote estiver por perto e saia para passear sempre!

  • Não vitimize

A relação recente entre cães não precisa ter escolha de lados, então, não é necessário mimar o seu filho adulto. Você precisa ser o líder e os limites são seus, quanto mais liberdade você der para algum deles, mais eles vão começar a fazer os próprios limites e regras.

  • Não é uma guerra!

Cães normalmente brincam de uma forma mais agressiva, com lutas e perseguições. Isso é completamente normal e não precisa ser condenado. No entanto, se você perceber que algo pode estar machucando algum dos seus cães, tome uma atitude.

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!