Acredita-se que os cães tenham maior tolerância à dor do que humanos e alguns cães irão tentar esconder sua dor como um instinto natural de sobrevivência.

No entanto, muitos dos sinais de que um cachorro está sofrendo de algum incômodo são visíveis, então é mais fácil reconhecê-los se você sabe o que é normal no seu animal de estimação. Estar ciente das atividades e comportamentos normais do seu peludo irá ajudá-lo a reconhecer mudanças que possam indicar dor.

Um dos sintomas mais diretos da dor é mancar. Isso pode ser um sinal de lesão, ferida ou mesmo uma reação à dor associada à artrite. Se o cão está relutante em subir as escadas e é lento para se levantar de manhã, isso pode ser uma artrite, especialmente se o seu cão é mais velho.

Choramingar é o mais próximo que um pet tem de te mostrar que está com dor, então examine cuidadosamente o corpo do seu cão para descobrir onde está o incômodo. No entanto, um cão que geralmente está vocalizando, pode ficar quieto quando está com dor. Por isso, é importante estar familiarizado com o comportamento normal do seu cão.

Se um cão está com dor, eles são menos propensos a comer normalmente. Observe se o seu cão está com perda de apetite, pois isso pode indicar alguma inflamação no estômago/intestino,  desconforto oral ou outras condições. Se dura mais de um dia, uma visita ao veterinário é a melhor solução.

A dor pode mudar o comportamento de um cão assim como nos humanos. Um cão pode ficar mal-humorado quando está sofrendo, e alguns se tornam mais agressivos e podem morder e rosnar. Especialmente quando são tocadas em uma área que dói, o instinto natural do animal é para se proteger a fim de evitar mais dor.

Posso dar um analgésico para aliviar?

Vários analgésicos são adequados para uso canino. No entanto, o conselho veterinário deve ser procurado antes de dar a qualquer cão um remédio destinado ao uso humano. Os cães são tão suscetíveis a overdoses como seres humanos e devem ser monitorados cuidadosamente após receberem qualquer medicamento. Nosso conselho? Não faça nada sem uma recomendação profissional!

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!