Quando um cão está com um desequilíbrio emocional, é normal que o seu comportamento seja afetado e ele comece a fazer coisas que não fazia antes.

Um exemplo que recebemos de uma leitora foi que o seu peludo estava puxando e mastigando as roupas que estavam penduradas no varal. Esse tipo de comportamento é um sinal claro de que as regras e o desgaste de energia não estão em dia.

Um cão sem regras pré-estabelecidas age da maneira como ele achar melhor de acordo com os seus instintos. Ou seja, se você não impõe limites de forma firme e tranquila, ele irá achar algum jeito de gastar toda aquela energia acumulada “brincando” com o que ele encontrar pela frente. Latir, roer, cavar e morder são alguns exemplos de alívio de energia.

Além disso, vale ressaltar que os cães possuem instinto nômade, por isso, é preciso que eles explorem e passeiem diariamente.

Para solucionar casos como esse, você não deve dar oportunidade do peludo errar quando você não está lá para corrigir. Se ele faz alguma coisa errada quando você não está próximo, deixe-o em local mais reservado, e assim que chegar libere-o e fique de olho. Bloqueie-o com seu corpo se necessário quando o cão estiver fazendo algo errado e exija que ele se afaste do objeto até que ele desista.

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!