Inevitavelmente, uma hora a idade chega para os nosso queridos companheiros de quatro patas, e com ela os cuidados devem ficar cada vez maiores. Por isso, primeiramente é preciso saber a partir de quando o seu pet já pode ser considerado idoso, e a gente te ajuda com isso.

Nesse caso, tamanho é documento, pois quanto menor o cão, maior a sua expectativa de vida. Isso acontece, uma vez que o processo de envelhecimento acontece mais rápido em cães de grande porte, que atingem a velhice perto dos sete anos de idade, enquanto cães de pequeno porte ficam velhos nos seus onze anos de idade. Fique de olho nos pelos brancos!

Em cães idosos, o principal cuidado é relacionado à alimentação, uma vez que eles ficam menos ativos e com tendência a desenvolver a obesidade caso sua dieta não for controlada. Sendo assim, recomenda-se que o cão passe a se alimentar com rações específicas para a sua idade com uma taxa elevada de fibras.

Por outro lado, casos de emagrecimento excessivo também são comuns, já que o pet pode acabar perdendo um pouco de seu olfato e, por consequência, o paladar. Caso esse seja o seu caso, ofereça ao animal uma refeição bem deliciosa para que estimule o animal a comer, dando o alimento em pequenas quantidades durante o dia.

Fora a alimentação, animais mais velhos podem acabar desenvolvendo doenças como obesidade, artrite e até câncer. Por isso, fique de olho no seu amigão para que ele fique sempre saudável e feliz!

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!