Assim como os humanos, os cães podem acabar se machucando ao explorar novos ambientes e até em atropelamentos. Por isso, saiba como ajudar o seu melhor amigo caso ele se machuque com essas dicas.

Primeiramente, se o seu cão estiver com alguma fratura aparente ou demonstrando sinais de dor, a melhor solução é levar o seu pet ao veterinário. Mas, se você não tiver essa opção rápida, você pode fazer alguns procedimentos para ajudar o cão a sentir menos dor até que um profissional o atenda.

Existem dois tipos de fratura que o seu animal pode sofrer, a interna ou a exposta. A exposta é aquela em que o osso pode acabar saindo da pele, machucando a superfície da pele. Seja qual for, nunca tente reposicionar o osso, pois pode machucar mais ainda o cão.

O ideal seria pegar algo firme, como um pedaço de madeira ou papelão grosso para fazer uma maca, colocando o animal em cima com muito cuidado, pois ele vai estar sentindo dor e pode morder.

Para evitar mordidas, pois é uma defesa do cão, antes de ajudá-lo faça um laço e imobilize sua boca sem apertar, apenas para que não consiga abocanha-lo, caso contrário além de morde-lo irá tentar se levantar e piorar o seu estado. Assim que tudo estiver feito, leve-o ao veterinário com urgência.

Caso o cão apresente hemorragia, é importante estancar o sangue com algum pano. No caso de hemorragia, é preciso encaminhar o animal diretamente ao centro cirúrgico. Se ele não estiver com sangramento aparente, tente leva-lo ao centro de qualquer forma, pois alguns machucados causam hemorragia interna.

Depois que o seu pet estiver devidamente cuidado e imobilizado, o período de recuperação vai depender do tipo de lesão que ele sofreu. O repouso do pós-operatório é essencial para que ele se recupere rapidamente e volte a caminhar como de costume. Em alguns casos, a fisioterapia será necessária para que a musculatura do local afetado seja curada e reabilitada.

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!