O verão está aqui e isso significa diversão no sol para nós e nossos amigões de quatro patas. Mesmo que os dias de verão sejam para se divertir na praia e piscina, também podem representar alguns perigos para seu animal de estimação. Seguindo essas dicas simples, você pode garantir que seu peludo aproveite o verão com segurança.
  • Hidratação

Os animais de estimação que passam tempo ao ar livre no calor precisam beber bastante água. Para evitar a desidratação, sempre leve água fresca com você e ofereça-a ao seu animal de estimação pelo menos a cada trinta minutos.

  • Queimaduras de sol

Cães são suscetíveis ao mesmo dano causado pelos raios ultravioleta que os humanos. As queimaduras são mais grave em animais de estimação brancos ou de cor clara e áreas do corpo com cabelos finos, como o nariz, o rosto e as orelhas e nas raças com pelos curtos.

  • Não fique no calor e sol excessivos

A quantidade de tempo que um cão pode se exercitar no calor depende de vários fatores: a seus níveis de aptidão atuais (cães magros e com os exercícios em dia podem suportar altas temperaturas por mais tempo do que cães com excesso de peso) e estado de hidratação.

Se o seu cão começa a ter respiração rápida ou mais forte, começa a resistir a andar e demonstra estar cansado, seu cachorro pode estar superaquecendo. Nesses casos, pare, descanse e hidrate o seu peludo. Você precisa observar atentamente o seu animal de estimação para determinar se se ele está apenas cansado ou demonstra uma atitude anormal. Em caso de dúvida, faça uma pausa e refresque-o.

  • Pulgas e outras pestes

Finalmente, o clima quente traz as pragas. Todos os cães devem estar prevenidos durante o ano todo. A dirofilariose é uma doença fatal se não tratada em cães e não há tratamento para gatos. Além da prevenção do coração, a maioria dos animais de estimação exige uma prevenção contra pulgas, especialmente durante os meses mais quentes. Muitos preventivos da dirofilariose também contêm uma prevenção de pulga. Fale com o seu veterinário sobre o preventivo de pulga mais seguro e eficaz para o seu animal de estimação.

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!