As infecções de ouvido são uma das questões médicas mais comuns em cães e podem apresentar sintomas que são preocupantes. Felizmente, a maioria das infecções de ouvido canino desaparecem facilmente com o tratamento.

Existem dois tipos diferentes de infecções de ouvido em cães. O primeiro é chamado de otite média, que afeta o ouvido médio, e o segundo é conhecido como otite externa, que é uma infecção do canal auditivo externo. Qualquer uma dessas infecções no ouvido pode ser tratada com sucesso por seu veterinário.

Os sintomas de infecções de ouvido em cães variam de leve a complicado, especialmente se o tratamento não for seguido imediatamente. Uma vez que as infecções do ouvido são geralmente desconfortáveis, provavelmente você verá sintomas em seu cachorro, que incluem: coceira nos ouvidos, esfregar as orelhas no chão ou móveis, ou agitação da cabeça.

Seu peludo  também pode inclinar a cabeça para um lado com freqüência, especialmente se eles estão sofrendo de uma infecção no ouvido médio. Se você olhar para a orelha, você pode ver vermelhidão, inflamação, perda de cabelo, odor ou uma cera de cor preta ou amarela. À medida que a condição piora, seu cão pode sofrer perda de equilíbrio, andar em círculos ou sofrer perda auditiva.

A maneira mais fácil de tratar uma infecção da orelha em seu cachorro é evitar que uma ocorra em primeiro lugar. Você pode fazer muito para ajudar o processo de prevenção, dando ao seu animal de estimação uma limpeza semanal na orelha. Isto é especialmente importante se o seu cão tem orelhas longas, flexíveis, muitos cabelos dentro das orelhas, ou sofre de outra condição, como alergias sazonais. Os cães com orelhas peludas também podem ter a área aparada regularmente por um veterinário para evitar problemas.

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.
Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!