Uma parte básica do desenvolvimento de um filhote, é a socialização. A maneira como você interage com seu novo filhote também pode desempenhar um papel importante. Brincar, acariciar e conversar com seu cachorro pode ajudá-lo a desenvolver as “habilidades das pessoas” para ser um bom membro da família e do bairro.

Enquanto o desmame para cachorros pode acontecer de seis a sete semanas, eles ainda estão aprendendo habilidades importantes de seus irmãos quando sua mãe gradualmente os deixa por longos períodos de tempo. Os filhotes que ficam com a ninhada durante pelo menos três meses são mais propensos a desenvolver boas habilidades sociais, pois atuam como modelos para os outros.

Quando os cachorros são separados muito cedo, eles muitas vezes não conseguem desenvolver habilidades sociais chave, como enviar e receber sinais, o processo de hierarquia (quem é responsável), e assim por diante.

Através dessas interações com sua mãe e irmãos, os cachorros aprendem o que é ser um cão. Durante as primeiras oito semanas de idade, as habilidades não adquiridas podem ser perdidas para sempre.

A maioria dos cães são considerados filhotes para até dois anos de idade, embora o comportamento infantil possa terminar mais cedo em algumas raças. Os estágios listados abaixo são essenciais e bastante constantes. No entanto, os cães estão abertos a novos conhecimentos e treinamento bem além dos anos de filhote.

O estágio neonatal: Nascimento a duas semanas

O estágio de transição: duas a quatro semanas

O estágio de socialização: três a doze semanas

O estágio de dominância: três a seis meses

O estágio da adolescência: seis a dezoito meses

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!