A gente te entende, Guiomar
Lembram do caso do filhote machão que mal chegou a já sentou na janelinha da casa da dona Guiomar, que praticamente virou um canil com a chegada de três novos cachorros?

Agora o Fernando Baiardi responde:

“A situação está pra lá de caótica, hein dona Guiomar? Eu lamento dizer, mas essas adoções foram feitas só com o coração. Mas é preciso ter razão também. O filhotinho valentão da senhora tem perfil dominante e por isso monopoliza o ambiente. Ele percebeu que vive num contexto onde o único macho está idoso. E se aliou à fêmea mais antiga para, com ela, tomar seu trono.

Essas adoções tinham que ser seguidas de adaptação prévia e paulatina: quando cães novos chegam em um ambiente novo é preciso ficar atento a alguns procedimentos: apresente-os em território neutro e saia para um bom passeio antes de entrar em casa. Assuma a liderança do grupo colocando as regras para um bom convívio. Tudo isso ajudará muito.

Tantos as fêmeas recém chegadas quando o filhote valentão tinham que ter passado por um período de adaptação com os demais. Importante agora é não esquecer de vacinar toda a turma.

Mas não se perturbe: os vira latas são os cães mais espertos e logo se adaptam ao ambiente – ainda que conturbado. Se a poeira não baixar, procure um especialista comportamental.

Tem dúvidas sobre o mundo pet? Traga para nós que o Fernando Baiardi manja tudo e mais um pouco de cães. Curta, comente e compartilhe nossos temas.

Compartilhe!