A gengivite em cães é uma inflamação das gengivas e é o estágio inicial de uma doença das gengivas chamada doença periodontal. A gengivite é muito comum em cães, e é tratável. No entanto, se não for tratada, pode desenvolver-se em doença periodontal avançada, o que levará à perda de dentes.

Ela é causada por bactérias que se acumulam devido ao excesso de tártaro. A inflamação das gengivas pode tornar-se mais grave e dolorosa, e as gengivas podem até começar a sangrar.

A gengivite é evitável em cães com escovação regular de dentes e limpeza profissional ocasionais, tal como acontece nos humanos. Muitos tutores, no entanto, não pensam o suficiente na saúde dental de seus cães até que seja tarde demais.

Se você vê os sinais de gengivite em seu cão, pergunte ao seu veterinário sobre o tratamento e como cuidar dos dentes e gengivas do seu peludo em casa para evitar novas doenças. Aqui está o que você deve saber sobre os sintomas, causas e tratamentos para a gengivite em cães.

Os sintomas da gengivite em cães podem começar com inflamação leve das gengivas no início, mas à medida que a doença avança, os sintomas ficarão mais graves e notáveis. Alguns exemplos são: linha fina e vermelha ao longo das gengivas, gengivas inchadas, mau hálito, acúmulo de placa, dentes manchados, acumulação de tártaro, áreas calcificadas nos dentes, sangramento das gengivas, especialmente quando escovadas.

As principais causas de gengivite em cães são uma dieta pobre e falta de higiene bucal, embora certos cães que tenham dentes aglomerados, como raças menores e cachorros que se lambem muito, tem maior risco de  ter gengivite.

O tratamento para a gengivite em cães começa com uma limpeza profissional dos dentes onde os depósitos de tártaro são removidos e os dentes são polidos. Isso ajudará a evitar que as bactérias se agarrem aos dentes no futuro. Os cães que têm uma limpeza profissional são colocados sob anestesia. Em casos graves de gengivite, parte do tecido da gengiva pode ser removido. Se houver uma infecção bacteriana, um antibiótico pode ser prescrito.

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!