Inchaço em cães é uma condição que ameaça sua vida, onde o estômago se enche de gás – e, em alguns casos, gira – exercendo pressão sobre outros órgãos, prendendo sangue no estômago. Isso evita que o sangue volte ao coração e circule por todo o corpo, e o acúmulo de gás pode causar dificuldade respiratória, danificar o baço ou causar ruptura no estômago, também conhecida como torção gástrica.

Se não for tratada, a condição pode causar fortes dores ou até morrer em poucas horas. O inchaço geralmente aparece rapidamente em cães e requer atenção médica de emergência imediata. A causa da inchaço e torção do estômago, também conhecida como dilatação gástrica, não é totalmente compreendida, e não está claro se o inchaço ou a torção ocorre primeiro. Se você vir os sinais de inchaço em seu cachorro, entre imediatamente em contato com um veterinário de emergência para tratamento, pois a condição é muito fatal se não for tratada.

Os sintomas de inchaço em peludos vêm rápida e severamente. À medida que o pulso fica mais rápido e mais fraco, o choque ou a morte podem ocorrer em apenas uma hora. É por isso que é tão importante ver um veterinário de emergência assim que você notar algum dos sinais de inchaço em seu cachorro, mesmo que seja apenas um ou dois sintomas. Aqui estão alguns sintomas comuns de inchaço:

  • Ânsia seca (tentando vomitar sem produzir vômito)
  • Dificuldade em se mover
  • Babar
  • Arfar
  • Dificuldade ao respirar
  • Distensão abdominal extrema (inchaço)
  • Dor no abdômen (choramingar, chorar, estremecer quando tocado)
  • Batimento cardíaco rápido e enfraquecido
  • Fraqueza
  • Colapsos

As causas de inchaço em cães não são claras, e os veterinários não sabem se o gás se acumula no estômago e faz com que ele torça, ou se o estômago torce e faz com que o gás se acumule. Uma teoria é que, quando os cachorros grandes comem muito rapidamente, ingerem ar, bebem muita água e exercitam, o estômago começa a balançar e eventualmente torce em torno de si. No entanto, alguns cães que sofrem de inchaço não têm estômago cheio, de modo que a teoria não seja completamente verdadeira.

Outra teoria é que, à medida que as contrações do estômago se tornam mais fracas com a idade, a comida e o ar permanecem no estômago por mais tempo, o que faz com que o estômago fique pesado e possa torcer.

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play. Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!