Quando a gente ouve falar que os cães são os melhores amigos do homem, não pensamos que podem haver problemas quando os nossos pets conhecem pessoas novas. Mas, tudo isso depende de como ele é criado desde pequeno.

Os cães são mais sensíveis a socializar e a novas experiências quando filhotes, perto das 3 semanas de vida aos 3 meses. Quando você apresenta o seu peludo e proporciona apenas estímulos positivos e experiências agradáveis, será mais fácil ele associar os humanos com algo alegre e amigável.

Esse tipo de comportamento deve ser mantido até a sua “adolescência”, momento em que ele está super ativo e curioso.

Mas, não podemos colocar toda a responsabilidade no cachorro. Algumas pessoas não ajudam nesse momento de familiarização e acabam “traumatizando” o cão. Quando a sua visita se aproxima muito rapidamente do cachorro, pega ele no colo ou o assusta, é claro que ele vai se sentir intimidado e vai revidar!

Por isso, é preciso agir com calma e deixar o pet cheirar a sua visita e se familiarizar com a sua presença, pois se a visita intimida o cão, ele vai associar esse estímulo negativo com todo mundo.

A solução é clara, tente socializar o seu pet desde cedo ou o quanto antes. Leve-o ao parque, deixe que ele conheça outros humanos e cachorros, mas sempre com regras, não deixe o seu cão tão solto.

Por fim, quando você receber uma visita em casa, peça para que ela espere o cão se aproximar e se acostumar com a presença, depois ela poderá fazer carinhos e brincar com o seu cão.

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!