Nós da Cão Ativo Club já contamos um pouco sobre o cio das fêmeas caninas aqui. Mas, hoje queremos falar um pouco sobre o cio seco ou silencioso.

O cio seco é caracterizado pelo não aparecimento dos sintomas normais de um cio. Entre eles estão o sangramento e o inchaço na região vulvar. Esse tipo de cio exige um cuidado adequado e um diagnóstico para o início do tratamento, pois assim será possível identificar o período fértil.

Mesmo sendo difícil de identificar pelo tutores, o cio seco pode ser percebido pelo interesse dos machos ao redor. Ou então, um simples exame veterinário chamado citologia vaginal irá identificar o caso.

Se ainda persistir a dúvida, um exame de dosagem hormonal poderá ser realizado, indicando se o cão se encontra no período fértil ou perto.

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!