Seu cachorro às vezes parece sua sombra? Você não pode cozinhar ou limpar a casa que ele está lá, indo onde você estiver?Precisamos entender que realmente gostam e precisam estar perto da matilha, pois são animais de convivência em grupo.

No entanto, isso passa a ser um desequilíbrio quando se apresenta de forma exagerada. Para ajudar, existem algumas dicas e cuidados que vamos contar para vocês. Por mais que seja fofo, não é recomendado encorajar esse tipo de comportamento, então saiba se o seu cão é uma “sombra” e como ajudá-lo a ser mais independente.

  • Raças

Algumas raças tem a tendência de serem mais dependentes por terem sido criadas para fazer companhia. Geralmente são raças pequenas e “fofinhas” onde o contato é mais intenso e próximo.

  • Mudanças brutas

Muitas mudanças de ambiente podem atiçar um comportamento diferente, por ser algo estressante. Para ajudar, coloque uma rotina no seu amigão, saia com ele para passear em horários fixos e o alimente regradamente duas vezes ao dia.

  • Saúde

Às vezes, ele ficar te seguindo pode ser uma condição de saúde. Um cão que começa a ficar doente pode se sentir inseguro, confuso e com medo. Então, se ele mudar para um comportamento dependente de repente, procure por sinais de doença ou leve o seu pet ao veterinário.

  • Nossa culpa

Se nós mimamos os nossos pets sempre que vemos eles, é natural que ele associe esse estímulo como algo positivo. Então, ele vai querer buscar isso mais vezes. Isso pode parecer ótimo no ponto de vista de amizade e proximidade com o seu cão, mas precisamos pensar pelo lado mais “difícil” que é quando precisamos nos separar. Por estarem dependentes, isso pode causar um grande sofrimento no seu pet.

  • Tédio

Se o seu cão está te seguindo e você percebe que ele está esperando algo em troca, você pode ter certeza que ele está entediado e está esperando para brincar ou passear. Se você está sem tempo para proporcionar isso, contrate um dogwalker certificado direto do app Cão Ativo Club!

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!