Seja raiva, tristeza ou felicidade, parece que sempre que derrubamos uma lágrima, nossos pets já estão ali para consolar.

Alguns cães chegam até a querer lamber as lágrima, deitar a cabeça no seu colo e até rejeitar comida! Mas, o que isso quer dizer?

De acordo com um estudo no jornal Animal Cognition, você acaba virando uma referência para o seu cão, então, é normal que as suas emoções afetem ele também. Além disso, é mais fácil um cão se aproximar de alguém que esteja chorando ao invés de alguém que esteja apenas conversando. E as descobertas não pararam aí. Para os cães, lágrimas são um estímulo para responder de forma submissa ao dono.

No entanto, os cientistas afirmaram que isso não comprova que os cães sentem empatia, mas, com certeza é um bom indício.

Mas lembre-se, o comportamento canino não está relacionado à compreensão de emoções e sim às associações que foram feitas a elas. Por exemplo, ele pode morder um móvel e ficar de cabeça baixa com “ar de tristeza”, mas isso é apenas uma antecipação por estímulos anteriores de punição.

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!