Há tantos jeitos de treinar e educar o seu peludo por aí que pode ser frustrante descobrir qual será o melhor para seu cachorro e você como tutor. Há até um grande desacordo na comunidade profissional de treinamento de cães sobre quais métodos são eficazes e éticos, e vários métodos se sobrepõem ou são usados em conjunto para obter os melhores resultados.

Aqui estão alguns dos métodos de treinamento de cães mais populares usados hoje em dia.

  • Dominância

A dominância depende da mentalidade instintiva de um cão para criar uma relação de submissão e domínio apropriados. A teoria é que os cachorros seguem uma hierarquia social como lobos em sua matilha. Quando os cães se vêem como alfa, eles precisam ser ensinados a respeitar o seu humano como alfa e aprender a ceder. Alguns dos métodos utilizados nesta técnica incluem a compreensão da linguagem corporal do cão e respondendo em conformidade, projetando confiança, autoridade e tranquilidade quando se trata da alimentação, entrar ou sair de quartos ou passeios diários.

  • Estímulo positivo

O estímulo positivo é um método popularizado por instrutores como Dawn Sylvia-Stasiewicz que treinou o cão de Obama, Bo. A teoria por trás disso é bastante direta. Os cães repetirão o bom comportamento quando for seguido por uma recompensa. O mau comportamento não recebe recompensa ou reconhecimento. Se o castigo acontecer, ele vem na forma de remoção de recompensas, como um brinquedo ou um petisco sendo removido. Não é necessário punir severamente e ser agressivo..

Este método de treinamento começa com recompensar um comportamento imediatamente, em segundos, após o comportamento desejado ser alcançado. Dessa forma, o cão vem associar o comportamento com a recompensa.

  • Clicker

O treinamento do clicker também é baseado nos mesmos princípios que o estímulo positivo. Depende do uso de um dispositivo para fazer um ruído rápido e afiado, como um apito ou, como o nome sugere, um “click” para sinalizar para um cachorro quando um comportamento desejado é realizado.

A vantagem de usar o treinamento do clicker é que ele sinaliza o momento exato em que o comportamento desejado é concluído e exatamente o que está sendo recompensado. Os tutores podem usar o clicker para moldar novos comportamentos e adicionar comandos verbais. Primeiro, o cão precisa estar condicionado para saber que um clique significa que uma recompensa está chegando. Então o cão pode associar um comportamento com um clique e uma recompensa. Finalmente, o comando verbal pode ser introduzido para formar uma nova associação.

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!