Todo mundo sabe que ouvir música pode influenciar nosso humor e, às vezes, tem a capacidade de nos trazer de volta às nossas memórias mais queridas.

A música clássica, por exemplo, pode ajudar a reduzir os níveis de estresse e raiva, enquanto a música grunge pode promover hostilidade, tristeza, tensão e cansaço. Pesquisas acreditam que os cães podem ser tão exigentes quanto nós quando se trata de preferências musicais.

Foi confirmado que os cães têm preferências musicais e reagem de forma diferente a tipos diferentes de música, especificamente ao reggae e rock suave.

A psicóloga irlandesa Deborah Wells, da Universidade Queens, colocou alguns peludos em um abrigo de animais, com diferentes músicas. O comportamento dos pets foi observado quando ouviram uma compilação de música popular (incluindo Britney Spears, Robbie Williams e Bob Marley), música clássica (incluindo Grieg’s Morning, Four Seasons de Vivaldi e Ode to Joy de Beethoven) ou bandas de metal como Metallica.

Para identificar se eram realmente os aspectos musicais que os cães estavam respondendo, eles também estavam expostos a gravações de conversas humanas e ao silêncio.

O resultado comprovou que o  tipo de música que os cães ouviram fazia a diferença. Quando os pesquisadores tocaram música de heavy metal, os cachorros ficaram bastante agitados e começaram a latir.

Já a música clássica, parecia ter um efeito calmante sobre os cães. Ao ouvi-la, os latidos foram significativamente reduzidos e os cães muitas vezes se deitaram e ficaram confortáveis. Ouvir música popular ou conversa humana não produziu comportamentos que eram visivelmente diferentes do silêncio.

Então, vá em frente e deixe o rádio ligado em uma estação tranquila enquanto você está ausente. Seu pet pode te agradecer!

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

 

Compartilhe!