Quando vemos nossos pets se recusarem a se alimentar, podemos pensar que não estamos dando a melhor ração ou que ele está doente. Mas, não é só isso.

Existem alguns motivos que podem levar o cão a não comer ração, mas, nem sempre tem a ver com alguma doença ou o preço da ração “gourmet” do supermercado.

Como já falamos aqui no Cão Ativo Club, os cães são descendentes de lobos. Ou seja, são animais prioritariamente carnívoros. Sabendo disso, veja se a composição da ração que você está dando para o seu pet contém algum tipo de proteína, pois elas são essenciais na dieta dos cães.

No entanto, isso não exclui os vegetais da dieta canina, o certo sempre é almejar o equilíbrio, pois vegetais em excesso podem prejudicar o sistema digestivo canino.

Estabeleça horários para as refeições, pois isso também estimula seu pet a melhorar o apetite.  Duas vezes ao dia é o mais indicado. Os horários fixos são benéficos, pois os cães vêem isso como um regra colocada pelo líder e o desgaste do organismo do animal é menor. Isso acontece porque pequenas porções espaçadas fazem o sistema digestivo trabalhar várias vezes.

Além disso, a temperatura do ambiente pode influenciar no apetite do seu cão, uma vez que em dias quentes, eles tendem a se alimentar menos em comparação aos dias frescos, em que ficam mais ativos.

Mas, é preciso também ficar de olho na saúde do seu pet, uma vez que a perda do apetite pode ser um sintoma de algo mais profundo. Leve o seu cão ao veterinário regularmente para fazer um check-up.

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!