Essa características dos recém nascidos é algo que poucos sabem. O período de gestação é o principal motivo para os filhotes nascerem cegos e surdos. Por ser apenas dois meses, os cachorros não estão totalmente desenvolvidos, especialmente seus sentidos de visão e audição.

Esse período se dá pela vida selvagem dos cães antigamente. Muito antes de os seres humanos domesticá-los, os cães sobreviveram ao caçar presas e viverem em matilhas. Em um grupo, cada membro deve contribuir para a caça, incluindo as mães grávidas.

Portanto, uma peluda grávida não é capaz de correr rápido o suficiente para pegar presas, então a evolução fez o período de gestação para cães mais curtos para que as mães pudessem juntar-se logo ao pacote na caça o mais rápido possível.

Isso significa que os olhos precisam permanecer fechados para manter a sujeira e a luz para fora à medida que o senso de visão se desenvolve. As orelhas devem ser fechadas também para evitar ruídos afiados de prejudicar os tímpanos ainda não desenvolvidos. Após cerca de duas semanas, os olhos dos peludos se abrem, e eles lentamente começam a responder ao som, pois seus sentidos agora estão mais evoluídos.

Embora os cães vivam agora com humanos, eles ainda têm períodos curtos de gestação, mesmo que não precisem mais caçar comida. Na selva, com seus cachorros seguros em um abrigo, a mãe poderia caçar por presas e ainda voltar para cuidar de seus filhotes até terem idade suficiente para participar das aventuras de caça do grupo.

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!