É claro que qualquer dono de cão sabe que eles latem para se comunicar. Seja em resposta a algum estímulo ou por questões de comportamento.

Sabendo disso, separamos algumas dicas sobre o comportamento canino que você precisa saber:

  • Proteção

Se o seu cão está latindo para a porta, aparentemente sem motivo, acredite, o motivo é a proteção. Cães tem isso no seu instinto, portanto, qualquer movimento estranho pode atiçar esse hábito de “cão de guarda” e fazer com que ele lata;

  • Estresse

Já demos essa dica aqui algumas vezes, mas um cão que passa o dia todo sem fazer nada fica entediado e estressado. Esse estresse pode deixá-lo agressivo e latindo muito para poder chamar atenção;

  • Alimente o cão regradamente

Se você alimenta o seu cão e logo depois já sai para passear, saiba que essa não é a escolha mais sábia. Uma alimentação não regrada e com horários e porções fixas podem estressar o animal, fazendo com que ele lata e até tenha uma torção gástrica, caso você saia para passear logo depois de alimentá-lo;

  • Não grite com o seu cão se ele estiver latindo

Para que ele tenha um atitude mais calma, você precisa se acalmar também. Tente desviar a atenção dele com algum som para que ele esqueça o que está provocando os latidos. Quando ele for até você, acalme-o sem fazer muita festa e, quando ele estiver prestando atenção só em você, faça carinhos.

 

Para te ajudar a solucionar alguns desvios de comportamento, é preciso dar atenção e atividade física. Cães que são solitários e passeiam pouco, são propensos a ficar entediados rapidamente, apresentando os desvios.

Lembre-se se seu cão late sempre que quer algo, precisamos demonstrar que ele não será atendido desta forma, fazemos isso ignorando as latidas e se afastando do cão cada vez que ele chamar a atenção deste modo. Além de virar um problema na convivência isso pode nos trazer problemas com vizinhos, etc. Além disso pode virar um sinal de liderança.

Um cão que passeia regularmente por pelo menos 40 minutos duas vezes ao dia, será um cão mais feliz e tranquilo, que irá latir apenas para se comunicar.

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!