Assim como nos humanos, algumas vezes o intestino canino pode ficar irritado ou inflamado. Hoje, a Cão Ativo Club vai te ajudar a identificar um dos problemas gastrointestinais dos nossos peludos: a gastroenterite.

A gastroenterite em cães é uma inflamação ou irritação do sistema digestivo. Existem muitas causas possíveis desse transtorno, incluindo vírus, câncer ou simplesmente a ingestão de algo que não fez bem.

Os sintomas habituais de gastroenterite em cães incluem vômitos e diarréia, embora também existam outros sintomas relacionados à digestão. Como as causas da gastroenterite em cães são numerosas, o tratamento pode variar amplamente também.

Pode ser tão simples como a retenção de alimentos por um tempo ou tão invasivo quanto uma cirurgia. Se você ver os sinais de gastroenterite em seu cão, consulte seu veterinário imediatamente para que eles possam formar um diagnóstico adequado e recomendar o tratamento.

Se houver objetos estranhos como ossos, grama ou pedaços de itens não alimentares nos dejetos do seu cão, ele pode ter engolido algo desagradável. Se o vômito estiver escuro, pode indicar hemorragia interna. As fezes escuras e quentes também podem indicar sangramento gastrointestinal. A diarréia aquosa geralmente significa um problema com o cólon. O sangue nas fezes pode significar um problema na área colorretal.

O tratamento desses peludos pode variar, como falamos. Mas, você pode fazer algumas coisas para ajudar a aliviar esse momento difícil do seu amigão.

Manter o seu cãozinho hidratado após a perda de fluidos devido a diarréia e vômitos é importante. Dependendo da gravidade da desidratação do seu cão, um veterinário pode recomendar fluidos intravenosos para reabastecer os eletrólitos e a hidratação.

Para as infecções, é recomendada a prescrição de medicamentos e aconselhado que você monitore a situação de perto em casa, certificando-se de que seu cão só recebe pequenas quantidades de comida macia e muita água.

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!