Para quem não sabe, as zoonoses são doenças que os animais podem transmitir para nós, humanos. Elas proporcionam uma grande preocupação para os donos de qualquer tipo de animal.

As zoonoses tem diversos agentes de transmissão, como vírus, bactérias e protozoários, e por terem tantos métodos de contaminação, as doenças também formam uma lista longa. Uma das mais conhecidas é a Leptospirose, doença que é transmitida pelo contato direto ou indireto da urina.

Seus sintomas sao parecidos com os da dengue, causando dor de cabeça, febre, vômito, diarreia e desidratação. Para tratar a Leptospirose é preciso utilizar antibióticos e constante hidratação.

Para prevenir a Leptospirose, recomenda-se não deixar o lixo acumular, pois são focos de atração de ratos, além de evitar o contato direto com água e lama de enchentes.

Outra zoonose conhecida é a Giardíase, em que a contaminação acontece através de cistos do protozoário agente eliminados nas fezes de animais infectados. Esses cistos podem contaminar verduras, frutas e água.

Os animais adultos contaminados, podem não apresentar sintomas, mas, caso o seu pet apresente os sintomas de diarréia, vômitos e apatia, fique de olho! Esses são os mesmos sintomas que os humanos infectados apresentam. O tratamento é feito através de remédios e recomenda-se também uma desinfecção do ambiente. Para prevenir, os cuidados sanitários e de vacinação do animal são imprescindíveis.

Em suma, sempre fique atento aos sinais do seu cão e mantenha a vacinação em dia!

Você já baixou o app da Cão Ativo Club? Lá você monitora e recebe alertas de quando você precisa vacinar o seu pet!

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!