Acredite ou não, os cães podem sofrer alergias além de causá-las. Infelizmente os cães não podem ser curados das alergias, mas eles podem ser tratados. A medicação e a prevenção podem proteger o seu cão. Como nos seres humanos, as alergias são causadas por um sistema imunológico que reage a uma substância cotidiana, como pulgas, pólen ou um determinado alimento. Os tipos seguintes são os mais comuns de alergias caninas:

Dermatite: A dermatite atópica é genética. Um cão afetado herda uma tendência a desenvolver problemas de pele por culpa de pólens, gramíneas e árvores, ácaros ou esporos de mofo.

Geralmente, começa com uma reação sazonal ao pólen quando o cão é jovem e progride até que o cão seja alérgico a muitas substâncias diferentes durante todo o ano. A irritação da pele geralmente aparece em torno dos olhos e da boca, axilas, estômago e área anal. As infecções de ouvido também são comuns.

Pulgas: Uma alergia às pulgas é a doença de pele mais comum em cães. Em cães alérgicos, uma picada de pulga pode causar coceira extrema, inchaço vermelho e pele inflamada que dura dias. Quanto mais um cão alérgico é mordido, pior a alergia fica.

Alimentos: Os cães podem ser alérgicos a vários tipos de alimentos, mas os gatilhos mais comuns são frango, carne bovina, milho ou trigo – todos os ingredientes típicos em alimentos para cães comerciais. A alergia geralmente aparece como um problema de pele, como coceira, erupções cutâneas e pontos quentes (manchas quentes de pele infectada). Alguns cães também podem sofrer de dores no estômago, com diarréia crônica ou vômitos.

De qualquer maneira, sempre é bom verificar com o veterinário do seu peludo para identificar a causa do incômodo. Os modos de tratamento variam dependendo da alergia, mas geralmente envolvem medicação, gerenciamento do meio ambiente para remover o alérgeno ou ambos. Nem todos os cães precisam de todas essas medidas, então fale com o seu veterinário uma vez que você sabe o que seu cão está demonstrando estar alérgico. Anti-histamínicos, esteróides e outros medicamentos podem aliviar a coceira a curto prazo. Os esteróides não são uma solução a longo prazo, no entanto, uma vez que podem causar sérios problemas de saúde. Os anti-histamínicos são mais seguros, embora possam tornar o seu cão sonolento.

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!