Um grande equívoco que os tutores às vezes apresentam, é  acharem que o câncer de mama apareça só em humanos. Sendo que essa doença representa cerca de 25% a 50% de todas as neoplastias, sendo mais frequente em cadelas de 7 a 12 anos de idade.

Existem algumas causas para que o câncer de mama se desenvolva na sua peluda, uma delas é a frequente utilização de anticoncepcionais, ou vacinas “anti-cio”. Como nos humanos, essas vacinas são compostas com uma alta taxa hormonal, deixando propenso ao desenvolvimento de nódulos. Entre os outros motivos, a má alimentação, predisposição genética, poluição e distúrbios endócrinos também podem causar o câncer de mama.

Para a prevenção da doença, a castração ainda é a melhor opção se for feita antes do primeiro cio, pois a taxa cai para 0,05%, enquanto se deixada para depois do terceiro cio, a taxa é de 26%. No entanto, mesmo feita tardiamente, a castração ainda pode prevenir outras doenças e riscos.

Outubro pode estar acabando, mas a conscientização sobre o câncer de mama também deve ser feita para os nossos queridos pets!

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!