Uma cadela no cio pode causar algumas dores de cabeça se não tiver os cuidados certos. Se você não castrou a sua pet, terá que lidar com uma leve perda de sangue, risco de engravidar (se não tomar as providências para evitar) e algumas alterações de comportamento.

Sabendo disso, assim como as mulheres no ciclo menstrual, existem algumas dicas que podem ajudar a melhorar esse tempo nebuloso.

Primeiramente, não se distancie ou solte a sua cadela no jardim ou em algum local onde ela possa ser abordada por machos, não subestime o poder olfativo dos cães! Ao sair de casa pode não estar avistando nenhum macho, mas neste período “cães machos brotam dos bueiros” do nada você poderá se encontrar em uma situação bastante complicada, incluindo até agressividade por parte deles. No entanto, isso não significa que a sua pet não possa se exercitar, mesmo que isso não seja a melhor atitude nesse período.

Apenas supervisione e a mantenha sempre na guia curta em um passeio, o ideal é fazer um trajeto em algum local protegido por cercas.

Por fim, saiba que os hormônios são inimigos do comportamento calmo nesse momento, sua cadela pode ficar agitada, nervosa e estressada. Então, seja firme nas regras, mas não repreenda tanto a sua amiguinha!

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!