A cauda de um cachorro pode expressar várias sensações diferentes durante o dia. Seja por algum estímulo seu ou externo, o seu peludo está sempre demonstrando sinais. É importante também prestar atenção nas orelhas do corpo inteiro, pelos, olhar, expressão e postura e movimento do corpo.

Existem maneiras de “ler” o sinal que o seu cão está passando no momento, e também algumas categorias, como o rabo feliz, rabo nervoso, rabo inseguro e o rabo excitado/agressivo. Os cães são criados para serem sociais e a maioria das caudas que encontrarmos serão felizes!

Saiba identificar com as dicas abaixo:

  • Rabo feliz:

O corpo de um cachorro feliz está sempre se mexendo e se movendo. A cauda pode ser alta ou nivelada com o plano das costas.  As orelhas do cão estão em uma posição descontraída (não presa) e a boca é relaxada ou fechada suavemente.

  • Rabo nervoso e inseguro

Um cão nervoso ou inseguro levará sua cauda abaixo do plano das costas e talvez até escondido entre as pernas. Apenas a ponta pode estar se movendo. Esse peludo está indo em direção ou longe de você. Esse cão ainda pode ser sociável, mas ele não tem certeza do que fazer com você. Seja gentil, vá devagar e seja tranqüilizador. Deixe o cachorro se aproximar de você.

  • Rabo agressivo/ em alerta

Dessa vez, a cauda é levada acima do plano das costas. Ela ficará se mexendo apenas na ponta. Essa cauda é acompanhada por um peludo que estará com o seu corpo rígido e  possivelmente plantado em todas as quatro patas, o corpo parece quase “congelado”. Você pode até ver os brancos do olho do cachorro. Esse peludo também pode apresentar outros sinais de alerta, como levantar os lábios, rosnar ou latir. Lembrando que o primeiro aviso que o cão dá quando considera algo ameaçador é rosnar, mostrar os dentes e até avançar!

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

 

Compartilhe!