Aprenda a decifrar sinais do seu cachorro
A linguagem dos cachorros é basicamente corporal. Balançar a cauda e mexer as orelhas são apenas alguns dos sinais que os cães emitem para transmitir uma mensagem. A seguir vamos entender como interpretar a linguagem corporal dos nossos dogs e o que ela nos transmite.

O comportamento mais frequente é aquele que marca a postura calma e neutra, que mostra que seu cão está equilibrado, sem qualquer estresse. Outro comportamento marcante dos nossos pets é a posição de alerta, quando os nossos amigos de quatro patas ficam atentos a movimentos e sons estranhos ao ambiente.

Quando um cachorro se mostra dominante ele mostra para outro cão, mesmo num passeio preso à guia, que é superior ou deseja ser. É quando o cão está protegendo seu território e atento à possíveis ameaças que se aproximam de seu perímetro de guarda (note as orelhas elevadas para facilitar a captação de sons emitidos pelo ambiente). Atente também que o peso do corpo está depositado sobre as patas dianteiras, projetando o peitoral do cão para a frente para demonstrar auto-confiança.

A postura agressiva é verificada principalmente quando o cachorro se aproxima de outro ou mesmo quando pessoas estranhas ao ambiente ficam próximas. A reação do cachorro visa afastar uma ameaça persistente que ignorou todos os sinais anteriores como rosnar, mostrar os dentes, ou eriçar os pelos do dorso. Ato contínuo a esse movimento, o cão dobra as patas traseiras para garantir que terá impulsão caso tenha que investir contra o alvo. Segue latindo e mostrando as presas para intimidar e e eleva os pelos do dorso para aparentar ser maior.

Atente para este sinal: se as orelhas estiverem abaixadas, o cachorro está agressivo, mas com medo. Se as orelhas estão elevadas, o cão já foi bem sucedido em afastar ameaças agredindo e tornou-se um agressor confiante. Este segundo caso torna-o mais perigoso pois este animal está agressivo e confiante.

Curtiu mais essas dicas? Então não hesite: curta, comente e compartilhe nossos conteúdos.

Compartilhe!