Filmes e TV deram às pessoas a idéia de que filhotes fazem presentes reconfortantes para crianças, cônjuges e outras pessoas importantes. Mas a realidade é diferente para a maioria desses “presentes” vivos. Afinal, existem famílias que acabam desistindo dos animais de estimação uma vez que crescem e exigem mais tempo, atenção, treinamento e despesas do que as famílias podem ou escolhem dar.

Quando você ouve sobre pessoas que planejam dar um peludo como presente, aproveite a oportunidade para educá-los. Os animais não podem falar por si mesmos, mas você pode ser sua voz – e transmitir a mensagem de que os cães não são descartáveis; Eles precisam de amor e compromisso durante toda a vida.

Os animais de estimação nunca devem ser uma compra de impulso. Os indivíduos e as famílias que pensam em ter um devem pesquisar, preparar e, quando for a hora certa, procurar um animal de estimação. Ele precisa complementar de forma realista seu estilo de vida, horário e nível de energia. Muitas pessoas não têm tempo, energia ou dinheiro para cuidar de um cachorro a longo prazo. Um novo proprietário pode desfrutar do peludo por algumas semanas, mas depois remete-se ao presente uma vez que a novidade desaparece, e o filhote fofo começa a crescer em um cão ativo, necessitado e maior.

Enquanto as crianças podem ajudar com algumas responsabilidades adequadas à idade, os animais de estimação exigem cuidadores adultos. Lembre-se, mesmo os jovens brilhantes geralmente não têm força, atenção, autodisciplina e força física para cuidar de um cachorro. As crianças mais velhas geralmente terminam direcionando sua atenção para amigos, escola, atividades sociais, eventualmente um relacionamento amoroso e planos para a faculdade.

A decisão de levar um cachorro para sua família deve ser uma decisão familiar, não um presente surpresa. Um adulto na casa será responsável por este animal de estimação, e não as crianças. O adulto deve estar disposto a aceitar esta responsabilidade e cuidar deste animal de estimação durante os próximos 15 anos ou mais, o que pode ser muito depois que as crianças perdem o interesse ou deixam o ninho.

 

Baixe o App da Cão Ativo Club e fique por dentro das melhores dicas do mundo canino! Disponível na App Store e Google Play.

Se você tem algum tipo de problema específico que gostaria de tirar dúvida com a gente, mande um e-mail para contato@caoativoclub.com.br que o Fernando te responde!

Compartilhe!