Saiba como agir quando a briga é inevitável
Por mais que você conduza seu cachorro em segurança na rua é preciso estar atento porque, às vezes, a situação pode sair de controle. E será preciso até nervos de aço, principalmente se um cão feroz se livra de seu tutor e parte para o ataque.

Nesse caso, a primeira coisa a fazer é controlar seu cão para seguir em frente dando as costas para o “ameaçador” em sentido contrário. Quando não há o contato visual com outros cães, você pode desestimulá-lo a atacar (por esta razão colares de pescoço são essenciais).

Numa aproximação normal, os cães se cheiram (genitais) para detectar a questão hormonal e desta forma se posicionarem hierarquicamente de forma pacífica ou, às vezes, disputando a liderança naquele espaço.

Caso o conflito seja inevitável, o fundamental é manter a calma. É neste momento que você, como tutor, deve mostrar para o seu mascote que você é o líder e ele deve obedecê-lo. Entenda desde logo que os cães brigam porque é da sua natureza mostrar para o outro quem é dominante e quem é o mais fraco. É uma disputa de território ou liderança.

Estourou a pancadaria? Nada de gritar ou agredir seja o dono do outro cão, o cachorro agressor ou o seu próprio mascote. Peça para alguém passar uma guia ou cinto em torno do pescoço do oponente, para que, assim que eles se soltarem um segundo para morder novamente, cada tutor puxe através da guia a cabeça de cada cachorro para lados opostos e afastá-los da briga.

Aqui de nada adiantará você puxar seu cachorro enquanto o outro está em posição de ataque ou vice versa. Esse movimento deve ser simultâneo. Evite arrastar apenas um cão em caso de conflito, sem que o outro também seja contido, pois o dano pode ser maior.

Uma boa deixa para fazer esse movimento é quando ambos estão com a boca aberta. Muito cuidado ao puxar pois se o seu mascote ou o outro estiverem com as mandíbulas na carne alheia, os ferimentos resultantes da briga podem se agravar.

Outra dica importante: ao tirar o seu cachorro do “octógno” evite apanhá-lo no colo porque ele ainda estará sob grande stress e pode mordê-lo e piorar ainda mais a situação.

Viu só como jogar a toalha branca em caso de briga entre os cães? Aqui no blog do Cão Ativo Club você encontra essa e muitas outras para melhor conviver com os pets. Curta, comente e compartilhe nossos conteúdos.

#caoativoclub #fernandobaiardi

Compartilhe!