Trazer um cãozinho para o nosso núcleo familiar é sempre uma grande alegria. No entanto, precisamos compreender que eles têm necessidades parecidas com as nossas, especialmente quando falamos sobre o bem-estar físico e a qualidade de vida. Por isso, cuidar da saúde dos cães é algo imprescindível para que eles fiquem sempre felizes.

A maioria dos pets requer cuidados simples que, a longo prazo, aumentam não só a longevidade, mas também a felicidade de nossos amigos. Assim, podemos passar muito mais tempo ao lado de nossos pets e, claro, garantir que eles tenham uma vida longa e muito saudável.

Mas, afinal, quais são os cuidados mais comuns com a saúde dos cachorros? Pensando em tutores preocupados, como você, preparamos uma lista com 7 pontos essenciais e que não podem ser deixados de fora no dia a dia dos nossos amigões. Boa leitura!

1.     Elabore uma boa rotina de passeios

Um cuidado indispensável para a saúde dos cães é a realização de exercícios específicos para a espécie. A melhor maneira de garantir essa periodicidade é realizando passeios frequentes.

No entanto, muitos tutores não têm a disponibilidade de passear com seus bichinhos na frequência necessária para que eles fiquem saudáveis.

Por isso, uma ótima opção é contar com o serviço de um dog walker especializado. O profissional precisa ser qualificado para poder, durante os passeios, realizar atividades interativas que trabalhem simultaneamente o físico e a mente do cãozinho.

O aplicativo Cão Ativo Club é referência nesse assunto e pode ser baixado em smartphones com sistema Android ou iOS!

2.     Tenha um cuidado especial com a alimentação

É por meio da alimentação que os animais, assim como nós, obtêm todos os nutrientes necessários para a realização das funções vitais de seus organismos.

Por isso, é muito importante fornecer uma ração de qualidade ou, se optar pela alimentação natural, fazê-la da forma correta, evitando alimentos que o cachorro não pode comer.

A ajuda de um médico veterinário é sempre fundamental na escolha da alimentação ideal para o seu cão.

Ele poderá prescrever o melhor tipo de alimento e, claro, definir a quantidade indicada para o porte, peso e estilo de vida de seu melhor amigo, evitando doenças como a obesidade e todas as consequências negativas que ela traz para a saúde.

3.     Conheça as necessidades de higiene do cãozinho

A higiene é outra parte crucial da saúde de nossos pets. Ela é importante não só para mantê-los bonitos e cheirosos, mas também para evitar doenças como a dermatite e muitos outros problemas que podem ser ocasionados pela falta de higienização frequente ou, em alguns casos, até mesmo o excesso de banhos.

Conhecer as necessidades específicas de cada bichinho é muito importante para garantir a sua saúde. Por isso, converse sempre com seu veterinário para definir a periodicidade dos banhos, das tosas e da utilização (ou não) de produtos variados para a higiene.

4.     Promova um ambiente adequado para o seu pet

O estresse também é um problema que acomete os pets. Infelizmente, a incidência de problemas emocionais nos animais de estimação tem se tornado uma realidade cada vez mais comum.

Por isso, é fundamental que saibamos cuidar do ambiente em que os cães estão inseridos, fornecendo tranquilidade e qualidade de vida ao animal.

Evite situações potencialmente estressantes para o bichinho e deixe o seu cantinho sempre organizado. A área de dormir, de se alimentar e de fazer as necessidades deve ser bem delimitada e permitir tranquilidade para que o pet possa viver o seu dia a dia com conforto.

5.     Faça visitas periódicas ao veterinário

As consultas com um veterinário precisam ser feitas de maneira regular, com uma periodicidade que será determinada pelo próprio profissional. De modo geral, os check-ups são feitos anualmente mas, em casos especiais, uma frequência maior pode ser necessária.

Nessas consultas, o veterinário realizará uma série de exames para determinar o estado geral de saúde do seu amigo.

Assim, é possível detectar problemas de saúde de maneira muito mais precoce e aumentar as chances de cura das doenças encontradas. Além disso, é feita uma prevenção para muitos problemas, garantindo mais saúde ao cão.

6.     Invista em um bom adestramento

O comportamento dos cães é um fator muito importante para a sua saúde e que é, muitas vezes, deixado de lado por boa parte dos tutores. Compreender essa relação é, portanto, algo essencial para garantir a qualidade de vida de nossos amiguinhos de quatro patas.

Os problemas comportamentais geram estresse, tanto nos tutores quanto nos próprios cães. Por isso, o adestramento se faz crucial na manutenção da saúda canina, garantindo que o estilo de vida e o dia a dia do pet sejam bem mais tranquilos e pautados no equilíbrio emocional.

7.  Cuide da saúde bucal do cachorro

Por fim, a saúde bucal é um dos principais aspectos da saúde humana, certo? Com os pets isso não é diferente.

Cuidar bem dos dentes de nossos cães é fundamental para a prevenção de várias doenças (que podem surgir devido à infiltração bacteriana na corrente sanguínea) e, claro, para a qualidade de vida, que é prejudicada devido a dor.

Para evitar problemas como a gengivite e a perda dentária, é preciso escovar os dentes dos pets pelo menos três vezes por semana, utilizando sempre produtos específicos para os animais.

Caso seu cachorro seja resistente à escovação, ainda é possível fazer uso de petiscos que têm como objetivo a limpeza bucal.

Além disso, é claro, um dos principais cuidados com a saúde dos cães diz respeito ao amor e carinho que os tutores dão a eles. Um lar amoroso é, muitas vezes, um dos melhores métodos para prevenir doenças e garantir a felicidade de seu companheiro por toda a sua vida!

Como vimos, há uma série de cuidados que devem ser tomados para garantir o bem-estar de nossos pets. Embora simples, muitos deles podem causar dúvidas e confusão.

Por isso, se você ainda tem alguma pergunta ou gostaria de saber mais sobre os benefícios dos passeios e do adestramento para os cães, entre em contato com a nossa equipe!

Compartilhe!

Um Cão Ativo é um Cão Feliz!

Cães precisam exercitar corpo e mente, assim como nós.
Cães ativos são mais sociáveis, calmos, inteligentes e saudáveis.
Leve seu cãozinho para passear, faz bem para vocês dois =D

Produzido por Doglovers!