Tem vizinho carente querendo ser adotado
A dona Sandra, de Porto Alegre, enviou uma dúvida para nós. Ela pergunta se pode adotar um rottweiler abandonado perto da sua casa e dos riscos que seus demais cachorros e gato correm com essa adoção. Ela estima que o cão tenha dois anos de idade e conta que é um animal dócil. Ela leva alimentos para o cão diariamente e que ele está preso a uma corrente no pátio de uma casa vizinha.

Ponto um: uma crueldade abandonar um cachorro a própria sorte. Dois: é muito diferente a dependência que se estabelece entre uma pessoa e um cão quando este foi abandonado e é alimentado por ela.

Tente fazer uma algumas experiências, se possível. Inicie passeios com o animal na guia (colar de pescoço bem posicionado atrás das orelhas) e o oriente a obedecer certas regras de convivência. Depois de alguns dias e algumas correções em comportamentos errados, acabamos por obter maior controle e liderança sobre este cão.

Uma outra opção seria tentar passear com seus cães e o aspirante a sua matilha. Peça que uma pessoa conduza os seus cães enquanto você controla e corrige o novato. Caso você seja paciente e firme provavelmente terá sucesso nesta aproximação, fazendo-a por etapas, até que se farejem de forma respeitosa.

Caso tenha dificuldade contrate um especialista para ajudá-la.

A adoção é um ato nobre mas deve ser sempre de forma consciente.

Tem dúvidas sobre adoção e comportamento dos cães? Mande sua pergunta pra nós. E não esqueça de curtir, comentar e compartilhar nossos conteúdos.

 

Compartilhe!